domingo, 29 de janeiro de 2023

Viver é uma questão de libido


A ideia amparada na concepção dos “alívios rápidos”, me traz a nítida função, muito bem executada, de um sistema que deseja multiplicar “objetos de desejo", sejam eles objetos ou não, acabam tornando-se um.

Viver é uma questão de libido e isso independe de uma vida sexual compreendida como madura. O desejo pode estar estabelecido em uma brincadeira, nos projetos de vida, alimentar -se de uma comida afetiva, em diálogos excitantes e cheios de novos elementos, ouvir música, praticar exercícios, abraçar alguém ou estar próxima à uma boa companhia.

É comum que uma pessoa que esteja sob a utilização de fármacos antidepressivos, tenham a sua libido totalmente prejudicada a curto, médio e a longo prazo, talvez seja difícil até recordar o que significa sentir “tesão” em algo.

Dentro da comunidade científica tradicional, arranja-se um problema imenso quando ao invés de perguntar: Qual seu sintoma, questiona-se o que te adoece? É o seu trabalho, relacionamento, família, ambiente que vive, preconceito, rotina, são os pódios sociais de uma aparência perfeita acompanhada por um matrimônio intacto, posses e um saldo bancário sedutor?

Tanta sandice deliberada, normalizada e retrógrada em troca de um troféu que nunca chega, enquanto alguns abastecem seus próprios recursos às custas de bilhões de pessoas convivendo com a fome, doenças, a falta de amparo social em todos os sentidos da sua vida, e orgulhosamente a isso damos o nome carinhoso de evolução.

Distanciar-se tão agressivamente do prazer de estar em sua própria pele não é pra ser comum. Não ter a capacidade arbitrária de conduzir a própria existência não é algo que deveríamos nos orgulhar e muito menos incentivar com uma atenção mau e porcamente direcionada ao público que necessita utilizar os dispositivos de saúde mental.

Aproveito essas palavras para dizer que qualquer pessoa que esteja inserida em um contexto medicamentoso entenda que existe todo um sistema que naturalmente nos encaminha para a fábrica de pessoas desajustadas, e possam assimilar que não é um fardo problemático, cheio de falhas tal qual o contexto atual sugere para justificar e prosseguir movimentando a roda social da economia. 

Respira!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invocação da Alegria

  Busquemos caminhos e meios para sonhar alto! Voz necessária, Forma bonita, forte, potente e plena de permanecer em brilho, A Voz de todas ...