segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Medo de sentir dor



A dor é um fenômeno complexo e multidimensional, é muito difícil quantificar e qualificar experiências dolorosas, pois o nosso sistema psíquico, não sabe diferenciar o que é real da lembrança produzida no corpo físico e, consequentemente, quando vivenciamos situações semelhantes às de outrora, dificilmente, iremos consultar em nossa “biblioteca de experiências”, os momentos mais gentis. Por alguma razão, o trágico, conquista um espaço muito maior dentro das assimilações humanas. 


Quando meu pai faleceu, ao ir reconhecer o seu corpo no Instituto Médico Legal, em uma situação emocional extremamente vulnerável, ainda hoje, recordo o cheiro do lugar, a falta de sensibilidade dos profissionais que me atenderam, e a hostilidade de um ambiente necessário, dentro de uma sociedade que não prepara ninguém para lidar com a morte de um ente querido. Alguns meses mais tarde, retornei ao IML para buscar uma documentação, e eu me vi dentro da mesma experiência, muito provavelmente devido a construção do processo de luto, que ainda era muito recente. Mais alguns meses após, tive a chance de estagiar no mesmo ambiente, pelo curso de Psicologia, e minha única reação foi desejar com todas as forças que eu não precisasse estar novamente naquele lugar, devido toda a significação negativa que ele continha para mim. 


Uns 3 anos depois, na época, como apreciadora de filmes do gênero de terror, fui ao cinema assistir uma produção brasileira, chamada “Morto Não Fala”, onde, protagonizada pelo ator Daniel de Oliveira, o plantonista ouvia as histórias e segredos das pessoas que estavam ali para passar pelo processo de necropsia. Nesse momento, pude perceber o quanto é cultivado um mecanismo de defesa, para que, com cada história e cada espécie de caso e de atrocidades cometidas nas relações entre pessoas, o profissional proteja a si com uma certa “frieza”, para que não seja contribuinte ativo de seu próprio sofrimento. 


Esse é um tema extenso, trarei mais explanações sobre as medidas protetivas, às vezes inconscientes, outras conscientes e como isso cria um processo de autossabotagem, diante da pressuposição de algo e sua relação com a ansiedade, insônia, depressão, entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invocação da Alegria

  Busquemos caminhos e meios para sonhar alto! Voz necessária, Forma bonita, forte, potente e plena de permanecer em brilho, A Voz de todas ...