segunda-feira, 30 de janeiro de 2023


 Criar utilidade para os diálogos, é essencial para trabalhar a via de acesso às experiências traumáticas.


A psicoterapia, utiliza-se também, da associação livre (falar livremente sobre o conteúdo latente), e nada mais é que um método para melhorar a forma de comunicar-se com o outro, mas sobretudo consigo mesmo.

Não me parece que estamos indo bem, quando o assunto é estabelecer uma conversação proveitosa. Transmitir um pensamento ao outro, muito provavelmente é uma pequena amostra da forma como crio um diálogo interno e na maior parte das vezes, não há chance para que ele seja afetuoso.

Pessoas convivem juntas, por anos e sentem dificuldade em falar sobre pontos de vulnerabilidade, assuntos intocáveis no seio familiar, que só serão trabalhados, no sentido de libertação, com amigos, conhecidos e tamanha é a necessidade da comunicação que até desconhecidos acabam sendo uma via de alívio do conteúdo.
Modificarei um pouco esse acontecimento, para trazer a ideia prática, do que ocorre, quando temos abertura para comunicação proveitosa:

Certa vez, fui tirar cópias de um zine, para entregar em uma feira e a impressora do estabelecimento, travou. Aguardei meia hora e a pessoa que me atendeu, pôs-se a puxar assuntos, enquanto o problema era resolvido. Perguntou-me se o zine era semelhante a um cordel e eu disse que a ideia era quase a mesma, talvez de uma forma mais livre, uma vez que a arte do cordel exige algumas métricas. Foi como ver alguém entrar no túnel do tempo e reviver os 9 anos de idade, novamente. O indivíduo, recordou-se que produzia artes para cordel e conteúdos inteiros (ilustração e texto), para mangás. Seu pai foi um artista plástico e morava em outro país, o que possibilitou pouco contato entre as partes. Alguns anos mais tarde, com a certeza de que receberia reconhecimento pelas suas produções, enviou todo o seu material ao pai, esperando que este lhe presenteasse ao menos com reconhecimento ou elogio. Silêncio total. O pai faleceu. As artes perderam-se e a pessoa nunca mais conseguiu criar absolutamente nada, mas afirma que era algo que lhe dava muito prazer e, não recordava-se desse acontecimento, mesmo estando em análise há cerca de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invocação da Alegria

  Busquemos caminhos e meios para sonhar alto! Voz necessária, Forma bonita, forte, potente e plena de permanecer em brilho, A Voz de todas ...