Houve um momento da vida, em que eu estava passando por uma situação emocional péssima e tive uma grande ideia: Vou emagrecer, que o problema deve ser esse! No dia seguinte, estava lá na academia, paguei 12 meses com um desconto maravilhoso e frequentei 7 dias. A verdade, era que naquele momento eu tinha uma decisão séria para tomar e queria fugir da responsabilidade. De modo algum, afirmo, que as pessoas praticam exercícios por esse motivo, mas a ideia que trago para a superfície dessa estória é sobre a dificuldade em manter a disciplina e no quanto ela está relacionada com questões emocionais. Um corpo saudável, acompanha um estado emocional saudável, pela definição da OMS, saúde não é somente ausência de doença, sabia?
Agora, imagine que a sua mente é uma academia e precisa de algum “esforço”, para ser visitada todos os dias. Lá você personaliza o treino, treina, limpa, monta as estruturas, coloca a música, compra suprimentos, abre e fecha as portas todos os dias. O que acontece, se não cuidar do espaço, deixar lixos acumulando, equipamentos empoeirados, vidros embaçados e o som desligado?
Se consegue visualizar um ambiente abandonado, é a mesma coisa que fazemos, quando não nos damos oportunidade de meditar acerca da: Alimentação, movimento do corpo que pode ser realizado de inúmeras formas, qualidade dos pensamentos, ambientes que frequenta, pessoas com quem se relaciona, músicas e tipos de conteúdos consumidos através de qualquer tipo de mídia.
Saúde mental em boas condições, exige a prática de observar a si, um pouco de tempo, todos os dias. Hora ou outra, realmente fica muito cansativo fazer isso, devido às demandas da rotina e uma parte muito importante que é encaminhada para um “debaixo do tapete” que teorias como as de Freud e Jung vão tratar por inconsciente. Sempre que precisar, descanse, mas não se abandone. Uma vez que esse “espaço” está saturado, necessita de restauração, reclamará em forma de sintomas: Ansiedade, tristeza, angústia, sensação de inaptidão, insônia, etc…
Todas as práticas, métodos, fórmulas, substâncias, não são páreas para um corpo que não analisa a si mesmo, seja emocionalmente, fisicamente ou até mesmo espiritualmente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário