sábado, 15 de junho de 2024

A sombra te assombra?

 



Estive refletindo como é difícil lidar com o reino das sombras que acontece em nós.

"Segundo Jung a sombra revela a inferioridade e a existência de uma parte da personalidade não desenvolvida e explica que: “Nesta faixa mais profunda o indivíduo se comporta, relativamente às suas emoções quase ou inteiramente descontroladas, mais ou menos como os primitivos que não só é vítima abúlica de seus afetos, mas principalmente revela uma incapacidade considerável de julgamento moral.”

[Em um processo tão profundo como a ayahuasca, por muitas vezes, para mim, foi um encontro com meus próprios demônios. Lembro de olhar com muita admiração para as minhas mãos, que não se pareciam com as que escrevem estas linhas, e senti que poderiam me levar além do “quinto sentido”. Mãos ásperas tocando tambor debaixo de um sol escaldante que aquecia as engrenagens da Terra, Mãe, ser vivo e desejante. Tinha muita dor e pouco motivo para a esperança. Muita fome, sentimento de injustiça e solidão. Mas a Ngoma cantava mais alto que as percepções do corpo e a sua melodia me mostrou as tantas responsabilidades que havia ignorado. Compromissos esses, que em tempos remotos, assinalei com tantas outras partes da consciência do Todo e sigo cuidando para resolvê-los.]

Percebo, depois de muitas lutas internas, que não é possível tratar uma ferida com a “terapia da culpa”. O chicote não viabiliza a produção saudável da comunicação interna, não funciona. A condenação é uma ação imposta institucionalmente e o motivo é quase sempre sobre obedecer (ou desobedecer) alguém ou a alguma regra.
A “medicina de perdoar”, por aquilo que eu não dei conta de fazer melhor, seja por mim ou por outra pessoa, qualquer pessoa, compõe forças para transmutar o que eu não desejo mais ser. O próximo fator é o tempo: às vezes as coisas demoram muito mais do que gostaríamos, para serem sanadas, ainda assim, se estão sendo tratadas com constância, é certo que só de estar na busca eu já estou além do que julgava ser possível.

No dia a sombra é infinitamente maior que nós, mas à noite, ela simplesmente sucumbe. E isso é sobre abraçar a escuridão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invocação da Alegria

  Busquemos caminhos e meios para sonhar alto! Voz necessária, Forma bonita, forte, potente e plena de permanecer em brilho, A Voz de todas ...